Escolha uma Página

 

Barbatimão Stryphnodendron adstringens, essa casca tão poderosa utilizada a anos pelos povos originários, especialmente pelas mulheres, tem ação cicatrizante, contém alto teor de taninos, flavonoides e alcaloides e possui propriedades anti-inflamatórias.
Seu nome é derivado dos termos indígenas “Ba-timó” ou “Yba timbó” que significa “a árvore que aperta”. Segundo a tradição indígena, as mulheres usam em suas partes íntimas para tratar feridas vaginais, bem como em banhos de assento no pós parto.

Nosso Sabonete de Barbatimão, além de outros produtos da Elementais do Cerrado como o Sabonete Facial Raizeira e nossa Pomada Cura da Terra, levam em sua formulação essa casca tão rica e poderosa, portanto, todos os três possuem ações extremamente cicatrizantes e curativas para a pele.
O barbatimão é uma árvore originária do cerrado brasileiro e nasce em vários estados como: Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
É uma das plantas medicinais mais usadas no Brasil e, por isso, os estudos em torno de suas propriedades estão cada vez mais conclusivos quanto aos efeitos de reduzir a sensação de dor, além de apresentar atividade no tratamento de infecções causadas por microrganismos. Pode atuar como neutralizante de picadas de algumas espécies de cobra, como a Jararaca Pintada (Bothrops pauloensis). As cascas do seu caule possuem ação adstringente e antisséptica, externamente pode ser usada no tratamento de feridas ulcerosas e pele oleosa. O extrato alcoólico da casca é recomendado para tratar inflamações de garganta, diarreia, corrimento vaginal e mesmo contra a calvície.

O creme feito a partir do meu extrato está registrado na ANVISA no Formulário de Fitoterápicos Farmacopéia Brasileira.