Please reload

Posts Recentes

Por que utilizar o sabonete Cold Process?

July 29, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Por que utilizar o sabonete Cold Process?

July 29, 2017

 

Sabonete é um item indispensável na nossa vida e dificilmente paramos para pensar nele.

 

O que exatamente estamos colocando no nosso corpo, usando os sabonetes industriais? Várias substâncias sintéticas, derivados de petróleo e de animais (normalmente envolvendo crueldade na sua exploração) e conservantes nocivos.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria, com falta de matéria-prima para a produção de sabão, inventou um detergente sintético comumente usado em vários produtos de higiene e limpeza, o Lauril Sulfato de Sódio (LSS). Sabe aquela espuminha branca de rios e lagos poluídos (imagem mental do rio Tietê)? Voilà! É o LSS. fica dessa forma pois não é biodegradável. Praticamente em todos os sabonetes industriais você irá encontrá-lo ali, em sua composição. Qual é o efeito ecológico disso? Bom, ele cria uma camada impenetrável para raios solares, prejudicando a vida nas águas.

 

Mas é isso que faz o seu sabonetinho ficar mais barato, pois essas substancias sintéticas custam pouco para a indústria. Sem contar os derivados de petróleo que prometem hidratar a pele mas o que fazem é justamente o contrário (vide óleo mineral e propilenglycol).

 

Sabonete feito pelo método tradicional, ou Cold Process, tem inúmeras vantagens. A primeira, para o meio ambiente: é biodegradável, faz uma espuma muito mais cremosa que o LSS e não acumula na natureza. Você terá o benefício na sua pele de óleos vegetais selecionados ao invés de derivados de petróleo. É um pouco mais caro, sim, mas é o melhor banho que sua pele já recebeu.

 

Como é feito? Bom, saponificando óleos e manteigas vegetais com hidróxido de sódio dissolvido em água. O que acontece é uma reação química: são formados sabão e glicerina e em 24h o ph do sabonete já neutralizou bastante. Mas necessita de um tempo de cura por volta de um mês para que a água evapore para o sabão durar mais no banho. Entretanto, é bom cuidar para o seu sabonetinho Cold Process não ficar em um local cheio de água, pois ele irá durar mais. O cuidado maior é para apenas deixá-lo mais sequinho!!

 

É importante ressaltar: como é uma reação química, no final do processo não há mais resquícios de hidróxido de sódio, que é a substância cáustica utilizada no preparo de todo sabão!

 

O que eu amo em produzir esse tipo de sabonete é que ele permite brincar com cores, formas e fragrâncias. Uso um pigmento mineral para criar cores e "swirls" por dentro e eles ficam bem artísticos. Além disso, existe a possibilidade de incluir ingredientes frescos na sua composição, como purê de frutas, café, cacau, etc. Não deixe de experimentar e se permita tomar um banho de sensações para sua pele!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • w-facebook
  • White Google+ Icon

© 2017. Elementais do Cerrado

Ligue já 

 

 

62-996739084

Contato

 

 

elementaisdocerrado@gmail.com