Novidades na limpeza e nutrição da pele não param de surgir. A técnica queridinha da vez é a Oil Cleansing. Essa técnica se trata de uma combinação de óleos que limpa sujeiras de remoção mais complexa como protetor solar, maquiagem, bem como sujeira de um dia inteiro na rua, além do suor. Basicamente a lógica da técnica é que óleo dissolve qualquer resíduo, o que promove uma limpeza profunda que até mesmo sabonetes específicos para o rosto não conseguem, além de não alterar o PH da pele.

Funciona da seguinte forma: os óleos naturais que usamos para limpar o rosto se juntam com aquele que é produzido pelas glândulas sebáceas fazendo uma espécie de higiene “óleo por óleo”. Quando aplicamos o produto e massageamos a região a gordura boa presente nos produtos vai se ligar às ruins, removendo assim, todas as impurezas da pele – até mesmo a maquiagem -, fazendo com que ela fique limpa, hidratada e nada oleosa.
Mas óleo em pele oleosa também pode? A resposta é sim! De acordo com dermatologistas, apesar de muitas pessoas (especialmente com tendência a acne) ficarem receosas de limpar suas peles com óleo e deixa-las ainda mais oleosas, a limpeza com óleos pode ser feita nessas peles sem causar prejuízo. O “oil cleansing” consiste em limpar a pele com loções à base de óleo com o objetivo de remover a sujeira de maneira ainda mais eficaz, o que pode ajudar a diminuir a produção de acne.

Claro que o ideal é utilizar óleos puros e prensados à frio. Isso garante mais eficácia nessa forma de limpeza. No oriente essa técnica já é utilizada há anos, já que é um ritual de beleza minimalista, multifuncional, acessível e sem desperdício.

Como fazer? A gente tem uma dica pra te dar. Oil cleansing utilizando nossa Pomada Cura da Terra! Com propriedades que regeneram a pele, tratam feridas, picadas e queimaduras, a Cura da Terra traz a ação cicatrizante do Sangue de Dragão combinada às propriedades anti-inflamatórias da Copaíba e da Andiroba, além de ter a textura oleosa, essencial para aplicar essa técnica. Os óleos essenciais que vão em sua fórmula auxiliam no relaxamento como a lavanda e processos inflamatórios como o benjoim.

Aplicabilidade

Com as mãos limpas aplique a Pomada Cura da Terra ou qualquer óleo de sua preferência no rosto e, com as pontas dos dedos faça movimentos circulares ativando os músculos do rosto. Faça os movimentos por cerca de 3 minutos, sempre voltados de baixo para cima.

Depois dessa limpeza com massagem molhe uma toalha na água morna e, suavemente, vá removendo o excesso de óleo do rosto. Não esfregue a toalha, passe com delicadeza para não sensibilizar a sua pele causando vermelhidão. Depois, seque o rosto normalmente.

Existem diversos óleos vegetais eficazes e especiais para cada tipo de pele. As oleosas, por exemplo, podem apostar no óleo de jojoba, chia ou semente de uva. O pracaxi e rosa mosqueta também são eficazes para peles mistas. As peles mais maduras, mais espessas e com rugas, podem apostar em óleos mais densos, como óleo de amêndoa doce e gergelim.

É claro que tudo na área da cosmetologia são experimentos individuais, por isso, faça a técnica e observe como sua pele reage.

 

Referências: Blog de cosmetologia natural

Leave a comment